SINCOR escolhe o PlantWeb®  da Emerson para um fornecimento de 12 milhões de dólares para a automação de planta de tratamento de óleo pesado na Venezuela

A utilização do software de gerenciamento AMS, da Emerson, trará uma economia estimada em 500.000 dólares nos custos de partida e operação.

AUSTIN, Texas (20 de novembro de 2001) — A SINCOR optou pela Emerson Process Management para uma aplicação de 12 milhões de dólares. O projeto inclui o fornecimento da arquitetura PlantWeb® , do software AMS (Asset Management Solutions) e dos serviços de automação do Projeto SINCOR na Venezuela.   A SINCOR é constituída por um consórcio de empresas envolvidas em um projeto de 4,5 bilhões de dólares para produzir e tratar óleos crus dos campos da bacia do Orinoco em 35 anos.  Entre os membros desse consórcio, destacam-se a Total-Fina-Elf, Statoil, e a PDVSA, a empresa estatal de petróleo da Venezuela. A Emerson Process Management é uma empresa do grupo Emerson (NYSE:EMR).

"Tendo em vista a nossa necessidade de atender às demandas tanto da partida quanto da operação da nossa nova planta de tratamento de óleo pesado, precisávamos de fato de quem fornecesse os melhores serviços de suporte e a tecnologia mais moderna e comprovadamente eficiente”, disse  Pablo Gonzalez, da SINCOR. "Optamos pela arquitetura PlantWeb da Emerson por ser uma tecnologia moderna que já demonstrou a sua capacidade de trazer economias significativas tanto na partida quanto durante a longo prazo”. 

A nova planta da SINCOR fica em José, na Venezuela.  A sua produção será de 180.000 barris de petróleo cru sintético por dia. Diversas empresas estão envolvidas com as obras da SINCOR, com uma equipe total de 13 mil profissionais. Os componentes do PlantWeb instalados lá estão avaliados em mais de 12 milhões de dólares, enquanto que a parte correspondente ao MAS (hardware e software) corresponde a um pouco menos de 1 milhão de dólares.

O software AMS vai operar em conjunto com o sistema de automação da planta, acessando dados de diagnóstico gerados pelos dispositivos inteligentes de campo e disponibilizando tais informações em um microcomputador ou em um laptop, para utilização pelos engenheiros e técnicos. Por terem condição de se comunicar com cada um dos dispositivos de campo, os membros da equipe de comissionamento da instrumentação podem verificar e documentar com rapidez a configuração e a calibração do dispositivo, certificar-se da integridade da fiação e confirmar a capacidade operacional de cada malha de controle – tudo isso de um ponto central.

O AMS possibilita uma redução de cerca de 40% no custo de comissionamento e partida,  o que significa uma economia geral para este projeto de cerca de 500 mil dólares na partida. Além disso, as informações avançadas fornecidas pelos dispositivos inteligentes possibilitarão uma maior eficiência operacional, gerando uma economia adicional de cerca de 475 mil dólares por ano após a partida da planta da SINCOR.

Os componentes PlantWeb que estão sendo instalados nesta planta incluem oito servidores AMS, 2000 válvulas Fisher com comunicação HART e controladores digitais de válvula Fisher FIELDVUE®, e 4600 instrumentos Rosemount com comunicação HART, incluindo transmissores de pressão e de temperatura, transmissores tipo vórtex da Rosemount e transmissores de vazão mássica tipo Coriolis da Micro Motion, além de analisadores da Rosemount Analytical. Além de tudo isso, devido ao sucesso obtido, à grande base instalada e à distribuição dos sistemas pela planta, a SINCOR solicitou à Emerson Process Management o fornecimento de dois sistemas AMS ServerPlus para fazer a integração de todos os sistemas independentes atualmente existentes. 

Assim que a planta estiver funcionando plenamente no ano que vem, os diagnósticos dos dispositivos de campo serão monitorados à busca de sinais de problemas, de modo a permitir uma manutenção preventiva antes que ocorra uma parada indesejada. O software mantém uma base de dados voltada aos dispositivos, o que traz uma economia de tempo para os técnicos no desempenho de funções rotineiras tais como a calibração periódica dos instrumentos e a documentação das atividades de manutenção. Segundo Leo Rodriguez, presidente da Região Latino-americana da Emerson Process Management, "os gerentes da SINCOR priorizaram o gerenciamento meticuloso dos recursos deste projeto imenso. Nós conseguimos demonstrar-lhes o valor do AMS, não apenas na redução dos custos de curto-prazo no comissionamento e na partida, mas também nos custos a longo prazo acarretados por uma manutenção mais eficiente da planta. Os benefícios previstos eram bons demais para serem ignorados, e a SINCOR adotou a tecnologia AMS com entusiasmo. Cerca de 25 profissionais da SINCOR estão recebendo treinamento para a utilização deste software."

Com o objetivo de obter a melhor solução de projeto para esta planta, as equipes da Emerson na França, nos Estados Unidos e na Venezuela trabalharam em conjunto com os engenheiros e gerentes da SINCOR, bem como com o pessoal das empresas de engenharia e construção envolvidas neste projeto. 

Sobre a Emerson Process Management

A Emerson Process Management é parte do grupo Emerson, líder em automação de produção, processamento e distribuição nas áreas Química, de Óleo e Gás, Papel e Celulose, Alimentícia, Farmacêutica, de Semicondutores e outras. A empresa alia produtos de alta qualidade tecnológica a serviços customizados de engenharia, consultoria, gerenciamento de projetos e serviços de manutenção. O grupo Emerson engloba marcas tais como AMS, PlantWeb; DeltaV™; Fisher; Rosemount; Daniel; Intellution; Micro Motion; Performance Solutions; Westinghouse Process Control; MDC; e CSI.

Sobre a Emerson

A Emerson é líder mundial em no fornecimento conjunto de tecnologia e engenharia para alcançar soluções inovativas para as áreas de Controle de Processos, Eletrônica e Telecomunicações, Automação Industrial, e Máquinas e Ferramentas. O faturamento do grupo Emerson no ano fiscal de 2001 foi de 15,5 bilhões de dólares.

PlantWeb, FIELDVUE, e DeltaV são marcas de empresas do grupo Emerson Process Management. Outras marcas são exclusividade de seus proprietários.