O maior sistema de agrupamento e planta de gás natural da Argentina obtém uma automação unificada com a arquitetura de planta digital  Plantweb® da Emerson.

A melhoria do meio ambiente e segurança conduzem a maiores ganhos em eficiência que são distribuídos pelo sistema de automação expansivo

Cidade de AUSTIN, TEXAS (19 de Abril de 2004) — Na campo de gás de Loma la Lata na Província de Neuquen, oeste da Argentina, a Repsol YPF vem reestruturando o seu complexo principal de separação de baixa temperatura (LTS - low-temperature separation) e muitos dos sistemas de agrupamento associados com a arquitetura de planta digital PlantWeb® da Emerson Process Management. A PlantWeb é implementada usando o sistema de automação digital DeltaV™, que possui um software avançado de controle, um software de manutenção preditiva AMS™ Suite, e uma Ethernet LAN que possui tanto o segmento de fibra ótica como o wireless (sem fio).

 

   

 

A arquitetura de automação PlantWeb ajuda a Repsol YPF a minimizar o impacto ambiental no sensível deserto da Patagônia,  onde o complexo LTS forma um oásis ajardinado.




 

 Controladores digitais da válvula da base da arquitetura PlantWeb. Os Controladores Digitais de Válvula FIELDVUE® da Fisher® são exibidos aqui sobre as válvulas de controle easy-e® da Fisher, comunicando-se através de um FOUNDATION fieldbus. 

Edição: Para imagens com maior resolução, clique aqui.
 

O resultado tem sido a integração, no “estado-da-arte”, dos controles do processo no complexo de separação com os poços associados correspondentes, separadores de campo, e compressores numa distância de até 10 quilômetros. O sistema de automação engloba mais de 4.000 entradas e saídas de campo – tanto contínuas (analógica) como descontínuas (comutadas) – e três salas de controle.

 

Mais precisamente, o sistema DeltaV substituiu um sistema de controle de distribuição de mais de 20 anos em uma planta LTS do complexo de separação e uma rede PLC em outra, que foi então ampliada para uma nova planta de tratamento da amina. Em constante expansão, o sistema agora possui workstations (estações de operação) e controladores DeltaV em 14 estações distantes do compressor, conectados por uma Ethernet wireless. As unidades de terminal remoto em 60 poços e as diversas unidades separadoras primárias foram interligadas por um radio SCADA convencional. A Repsol YPF implantou também sistemas DeltaV independentes em duas plantas de gás menores no campo.

 

"Um dos principais benefícios é a preservação do ambiente natural do deserto da Patagônia," disse Miguel Sánchez, Gerente de Produção da Repsol YPF. "Isto é muito importante para as comunidades indígenas Mapuche que ocupam grandes áreas do campo. O sistema DeltaV e a arquitetura PlantWeb são ajudas indispensáveis no gerenciamento de emissões, prevenção de derramamentos, aumento da segurança, manutenção do nosso certificado ISO 14000, e na redução da presença de trabalhadores no campo."

 

Observando o tamanho do campo, podemos constatar a sua grandeza. Com 196 poços ativos e uma produção média diária de 40 milhões de metros cúbicos padrão (1.41 bilhão de pés cúbicos padrão), Loma la Lata é o maior campo de produção de gás da América do Sul. O complexo de separação principal, em troca, é o maior da Argentina, tendo uma capacidade de 30 milhões de metros cúbicos padrão por dia. Esta pode ser a maior aplicação estendida do mundo da arquitetura PlantWeb.

 

A arquitetura de um sistema de automação é o conceito que gerencia a divisão de tarefas entre os elementos do sistema (estações do operador, controladores, e instrumentos de campo) e as interconexões entre esses elementos. A PlantWeb é a versão da Emerson da última geração de arquitetura de automação, geralmente conhecida como digital ou field-based (baseada no campo).

 

 A geração anterior, com sistemas de controle de distribuição convencionais e redes PLC, baseava-se em instrumentos de campo (transmissores e válvulas de controle) que usavam eletrônicos analógicos e sinais analógicos normalmente de 4-20 miliampéres. A arquitetura PlantWeb, ao contrário, baseia-se principalmente em instrumentos de campo “inteligentes” ou “modernos”, que tornaram-se comuns nos últimos cinco anos. Os instrumentos “modernos” são aqueles que empregam circuitos de computador e se comunicam em meios digitais de alta velocidade, tais como o FOUNDATION fieldbus ou protocolo HART.

 

Um segmento “H1” do FOUNDATION fieldbus controla a comunicação digital e a potência para tantos quantos instrumentos forem necessários até o limite de 16, usando um cabo de par trançado multidrop. O protocolo HART sobrepõe os pulsos digitais bidirecionais em um sinal convencional de 4-20 miliampéres de um transmissor ou para uma válvula de controle.

 

O sistema de automação DeltaV, ao contrário, foi projetado principalmente para completar a arquitetura PlantWeb. Ele se caracteriza pela modularidade nos controladores, através dos quais os instrumentos de campo se comunicam; padrões interoperáveis abertos tais como Microsoft Windows e Ethernet; escalabilidade de plantas bem pequenas à grandes plantas; e software modular avançado.

 

Por exemplo, o software AMS Suite: Intelligent Device Manager (Gerenciador Inteligente de Dispositivo) opera com instrumentos de campo inteligentes, permitindo uma configuração, calibração, diagnósticos e manutenção preventiva dos instrumentos remotos. Atuando através do FOUNDATION fieldbus, o AMS Device Manager (Gerenciador de Dispositivo AMS) permite que os técnicos da Repsol solucionem problemas em transmissores inteligentes e válvulas de controle localizados à distância. Os resultados incluem economia de mão-de-obra, maior precisão e confiabilidade, controle preciso, e grande redução de intrusões dentro de zonas culturalmente e ambientalmente sensíveis.

 

"Uma das melhores coisas do sistema DeltaV com a arquitetura PlantWeb," disse Luis Troncoso, Engenheiro de Projeto de Instrumentação, "é que sua flexibilidade e modularidade suportam, de forma eficiente, o crescimento do complexo da planta e sistema de agrupamento. Nós podemos facilmente conectar instrumentos que estão a 10 metros ou 10 quilômetros de distância, desde que eles estejam se comunicando por meio de um FOUNDATION fieldbus, de 4-20 miliampéres, Modbus, ou  qualquer outro instrumento de comunicação."

 

"Isto depende apenas do fornecimento apropriado dos módulos de entrada e saída para os controladores DeltaV, para que possam alcançar grandes distâncias com a Ethernet wireless," explicou Troncoso. "Nós podemos configurar cada um desses instrumentos de campo com a mesmas ferramentas simples de “arrastar e soltar”. Eles formam um sistema de automação sem emendas, sem a necessidade de uso de gateways ou outras coisas ultrapassadas como estas."

 

Um importante aspecto da arquitetura PlantWeb é a sua compatibilidade com outros sistemas de automação, sistemas de planejamento de recursos do empreendimento, e por aí em diante. Em Loma la Lata, por exemplo, o sistema Delta V da Repsol YPF está integrado com uma solução de gerenciamento TOW/cs da Halliburton Landmark para obtenção dos dados de produção de óleo e gás.

 

"O quê a PlantWeb fez para a Repsol YPF," concluiu  Sánchez , Gerente de Produção, "ela nos deu um sistema de automação que nós podemos confiar — um sistema em que podemos acompanhar o crescimento do nosso complexo sem que haja problemas e aumento da nossa folha de pagamento. Eu não conheço nenhuma outro sistema que faça isso tão bem."

 

Sobre a Emerson Process Management

A Emerson Process Management (www.emersonprocess.com), uma empresa da Emerson, é líder na implantação de automação em empresas auxiliando na produção, processamento e distribuição em indústrias químicas, de óleo e gás, refinarias, papel e celulose, energia, alimentos e bebidas, farmacêutica, e muitas outras. A empresa combina tecnologia e produtos superiores com serviços de manutenção, gerenciamento de projeto, consultoria e engenharia específicos da indústria. As marcas da Emerson são: PlantWeb®; Fisher®; Micro Motion®; Rosemount®; DeltaV™; Ovation®; e AMS™ Suite.

 

Sobre a Emerson

A Emerson está situada em St. Louis (www.gotoemerson.com) e é líder mundial em combinar tecnologia e engenharia, fornecendo soluções inovadoras aos seus clientes para aplicações de controle de processo; eletrônicos e telecomunicações; automação industrial; aquecimento, ventilação e ar condicionado; aplicações e ferramentas. As vendas no ano de 2003 foram de $14 bilhões.

 

 

PlantWeb, DeltaV, FIELDVUE, easy-e, Fisher, Micro Motion, Rosemount, Ovation e AMS Suite são marcas da Emerson Process Management. FOUNDATION ié uma marca da Fieldbus Foundation. HART é uma marca da HART Communications Foundation. Outras marcas são de propriedade dos seus respectivos proprietários.