Emerson implanta automação que traz lucratividade a planta de óxido de magnésio no México.

A arquitetura digital PlantWeb foi selecionada por Industrias Peñoles para importante modernização da planta.

AUSTIN, TX (25 de julho de 2002) — A Emerson Process Management implantou um projeto de automação de $1 milhão de dólares na planta de óxido de magnésio da Química del Rey em Laguna del Rey, Coahuila, México. O projeto trouxe economias operacionais de mais de 238.000 dólares no ano passado, segundo Raul Jacobo, gerente de controle de processo industrial da empresa controladora da Química del Rey — Industrias Peñoles S.A. de C.V., em Torreón Coahuila, México.

A Peñoles é uma das maiores produtoras mundiais de prata e também opera com minas de ouro, chumbo, zinco, cobre e tungstênio. Com mais de 50 empresas, o Grupo Peñoles é o maior produtor mundial de prata beneficiada, bismuto metálico e sulfato de sódio. A área química da companhia inclui a Química del Rey, a maior planta de óxido de magnésio do mundo, que tem uma capacidade de 100.000 toneladas métricas por ano.

Discorrendo sobre o projeto de automação da Emerson, Raul Jacobo declarou que as economias foram o resultado do aumento da eficiência de produção e redução dos desperdícios que puderam ser alcançados pela substituição do sistema de controle antigo pela moderna arquitetura digital PlantWeb, que inclui o sistema de automação digital DeltaV™ e instrumentação FOUNDATION fieldbus da EMERSON. A reengenharia do processo, redução de pessoal e controle fiscal rigoroso também contribuíram para o melhor desempenho econômico da companhia.

A nova arquitetura de automação proporciona um controle mais eficiente aos fornos rotativos, reatores de hidróxido de magnésio, reatores de gesso e outros equipamentos de processo da planta de óxido de magnésio da Química del Rey A redução de custos substancial resultou do menor consumo de combustível, do menor consumo elétrico e dos menores custos de manutenção. Além disso, a qualidade do produto aumentou com a maior disponibilidade do processo.

Outros benefícios importantes, embora não quantificados, incluem uma menor variação do processo proporcionada pelas válvulas de controle digitais da Fisher®, disponibilidade de estratégias de controle avançado e melhor conhecimento do processo, pela utilização das informações geradas pelos transmissores e instrumentos de campo microprocessados inteligentes da Rosemount® e dos medidores de vazão tipo Coriolis da Micro Motion®.

A arquitetura PlantWeb foi selecionada pelos engenheiros de projeto da Peñoles para a planta da Química del Rey principalmente por causa da sua capacidade de integrar a tecnologia FOUNDATION com o ambiente de controle, de modo a aproveitar bem a grande quantidade de informações gerada pelos dispositivos de campo inteligentes. Estas informações são utilizadas para melhorar o processo, aumentar a eficiência da manutenção e, por conseqüência, reduzir os custos. Sua integração às redes administrativas já existentes na Química del Rey também é simples.

"A seleção da arquitetura PlantWeb e da rede DeltaV pela Peñoles há dois anos foi um reconhecimento precoce do potencial deste tipo de tecnologia," disse Sergio Montes, Gerente Geral da Emerson Process Management no México. "Tal decisão se revelou ainda mais importante à medida em que a tecnologia prova diariamente a sua capacidade de melhorar a eficiência da operação e de aumentar a lucratividade desta grande indústria química aqui no México."

Os componentes da arquitetura PlantWeb incluem o sistema de automação digital DeltaV com seis estações de trabalho, e o software de manutenção preventiva AMS (Asset Management Solutions), que funciona com os dispositivos inteligentes de campo em seis segmentos de FOUNDATION, além de muitos dispositivos HART.

O software AMS software é útil no comissionamento, partida e calibração da instrumentação de campo. Durante a operação contínua, ele utiliza as informações geradas no campo para obter a monitoração do desempenho e para a manutenção preventiva que permitem à Química evitar shutdowns, além de proporcionar uma maior confiabilidade e uma maior qualidade.

Sobre a Emerson Process Management

A Emerson Process Management (www.emersonprocess.com), uma empresa do Grupo Emerson, é líder em automação de produção, processamento e distribuição, nas áreas química, de óleo e gás, refino, papel e celulose, energia, alimentícia e de bebidas, farmacêutica e outras. A companhia alia produtos e tecnologias de qualidade superior com serviços específicos tais como engenharia, consultoria, gerenciamento de projetos e serviços de manutenção. Entre as marcas de sua propriedade, destacam-se PlantWeb®, Fisher®, Micro Motion®, Rosemount®, DeltaV™, Ovation®, e AMS.

Sobre a Emerson

A Emerson (www.gotoemerson.com), com matriz em St. Louis, é líder global em fornecer tecnologias e soluções inovadoras aos clientes em controle de processos; eletrônica e telecomunicações; automação industrial; aquecimento, ventilação e condicionamento de ar; e equipamentos e ferramentas. As vendas no ano fiscal de 2002 foram de US$ 13,8 bilhões.

# # #

PlantWeb, Fisher, Micro Motion, Rosemount, DeltaV, e Ovation são marcas da Emerson Process Management. FOUNDATION é uma marca da Fundação Fieldbus. Outras marcas pertencem aos seus respectivos proprietários.